Manter um hábito e estilo de vida saudável pode nem sempre ser o mais fácil nos dias de hoje. Normalmente com os dias lotados, trabalho, casa, família, às vezes esquecemos de alguém que é fundamental, nós mesmos. Nós nos alimentamos não só pela necessidade de saciar a fome, mas sim por todos os nutrientes e vitaminas encontrados nos alimentos.
Então devemos pensar e voltar àquele ditado popular: “Somos o que comemos”. Ele é real, e mais uma vez tem muito sentido para o assunto que vamos continuar comentando, como a alimentação e estilo de vida influenciam na fertilidade humana.
Primeiramente devo lembrar que uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais faz bem à saúde em um todo, melhorando a qualidade de vida e podendo evitar diversas doenças. Portanto, quando queremos engravidar, nossa dieta deve ser levada ainda mais a sério.
Levar uma vida desregulada, não se alimentar direito e também não ter uma boa qualidade de sono, além de implicarem em complicações para o nosso dia a dia, podemos também influenciar de forma negativa as chances de fertilização, sejam elas naturais ou com meu auxílio, por meio de reprodução assistida.
Uma dieta balanceada deve ter todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o corpo humano funcionar com qualidade. Podemos dizer, que uma boa dieta consiste que seja rica em alimentos frescos e naturais, tais como verduras, legumes e frutas. Se possível, que dê preferência a alimentos que você saiba a sua procedência, os orgânicos, livres de agrotóxicos são os melhores.
Entendo que no mundo de hoje ficar longe dos industrializados, embutidos, enlatados e os processados possa ser uma tarefa muito difícil, porém necessária. Por serem ricos em aditivos enquanto faltam nutrientes, eles contam com altos níveis de sódio. Esses fatores, podem prejudicar e trazer problemas ao sistema reprodutor e na fertilidade feminina.
Mas então, o que comer e o que não comer Dra. Sofia?
Alguns estudos indicam que o consumo de carboidratos refinados (farinha branca e açúcar), normalmente encontrados no arroz, pães, massas e bolos, que são comuns no nosso dia a dia, infelizmente são prejudiciais à fertilidade e à saúde em um todo.
Quando falamos dos carboidratos refinados, eles são conhecidos por afetar o funcionamento do metabolismo, contribuindo também para o aumento do peso. Sendo assim, para mulher que deseja engravidar, eles são verdadeiros inimigos. Em termos um pouco mais técnicos, eles aumentam a nossa produção dos hormônios insulina e estrogênio, e estes hormônios têm chance de causar distúrbios na fertilidade, como problemas na ovulação.
Se você gosta muito do açúcar refinado, você pode substituí-lo pelo demerara ou pelo açúcar mascavo, pois esses dois tipos de açúcares não passam por um processo de refinamento. Já quando pensamos em relação aos queridos e amados pães, massas e bolos, o melhor a se fazer é buscá-los ou prepará-los de forma integral. Hoje na internet é possível encontrar diversas receitas em sites como TudoGostoso, Receiteria ou Receitas Nestlé!
Alguns estudos também mostram que o consumo em excesso de cafeína também é prejudicial para a fertilidade humana. Você pode optar por chás, de diversos tipos, que também podem encontrar receitas nos sites comentados acima.
O aumento e excesso de peso, pode interferir em suas chances de engravidar. Pensando assim, na sua dieta, opte por comer alimentos grelhados e assados, além de evitar frituras em excesso. Existem gorduras saudáveis e saborosas no mercado e que o uso está liberado, como o azeite de oliva, que também traz outros benefícios para nosso corpo, como funções cardiovasculares.
Se formos pensar em relação às proteínas, carnes e ovos são ótimas fontes proteicas, mas os peixes não podem ser esquecidos. Eles são excelentes fontes para equilibrar e melhorar os níveis de colesterol HDL, em consequência, ele também aumenta as taxas de sucesso para fertilidade feminina, devido às suas propriedades nutricionais.
A suplementação pode ajudar na fertilidade feminina?
O primeiro passo é fazermos alguns exames para identificar se existe alguma deficiência de nutrientes em cada paciente, para que assim possamos ver a real necessidade de uma suplementação.
É claro que se for necessário, a reposição dos nutrientes em falta pode, sim, ser feita por meio de suplementos alimentares. Desde que indicados por mim ou por outro médico em que você confie.
Vale ressaltar que a falta de vitaminas do complexo B, por exemplo, podem causar fadiga, nervosismo e até casos mais graves de depressão. Nosso corpo quando está com baixo nível de vitaminas do complexo B, podem causar um desequilíbrio emocional e até causar anemia. Outra vitamina importante para nossa saúde é a vitamina C, ela tem papel importante na saúde dos nossos órgãos sexuais.
São inúmeros nutrientes que precisamos para nosso corpo funcionar bem, o ácido fólico, atua na prevenção de malformações congênitas do bebê, então pensando assim, o melhor é que a mulher que busca engravidar ou gestante, tenham uma dieta balanceada.
Se você ainda tem dúvidas, ou quer saber mais sobre reprodução assistida
Muitas mulheres sonham em ser mães, e muitas têm dificuldades em engravidar, é comum, mas não deve ser considerado um problema! Com o avanço da medicina e das técnicas de reprodução assistida que existem hoje, seu sonho pode estar a uma mensagem de distância de começar.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, se você quer dar o primeiro passo para o seu sonho, agende um horário para podermos conversar e iniciar mais uma incrível e bela jornada juntas!