Coito programado: como funciona esse procedimento

Home » Tratamentos » Coito programado: como funciona esse procedimento

Coito programado

O coito programado é uma técnica de reprodução humana, de baixa complexidade, indicada para casais jovens e com infertilidade por dificuldade com a ovulação. No entanto, essa técnica também pode ser usada por casais que possuam patologias que não comprometam a função tubária, nem a qualidade seminal. Desse modo, através de uma consulta e de exames laboratoriais o médico pode avaliar quais as chances o casal tem de engravidar através desse tratamento.

Como funciona?

Basicamente consiste em estimular os ovários com medicação hormonal por via oral ou subcutânea. Para tal, esse estímulo inicia nos primeiros dias do ciclo menstrual da paciente.

O coito programado só terá sucesso se o ciclo menstrual for seguido a risca.
O coito programado só terá sucesso se o ciclo menstrual for seguido a risca.

O medicamento hormonal visa o crescimento de um a três folículos dominantes nos ovários naquele ciclo menstrual. Posterirmente, é feito um controle ultrassonográfico seriado e, quando os folículos estão com 1,8 a 2 cm de diâmetro, é feita a indução da ovulação com uma outra medicação hormonal. Já as relações sexuais são programadas conforme o momento da ovulação que acontecerá cerca de 36 horas após o uso desse remédio para induzir a ovulação.

Como saber se deu certo?

Cerca de 15 dias após a ovulação a paciente poderá fazer o teste de gravidez e saber se o coito programado foi positivo.

Menu
Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?