O que acontece na Doação de Óvulos

Home » Tratamentos » O que acontece na Doação de Óvulos

A Ovorrecepção através da doação de óvulos, é uma opção de tratamento utilizada por pacientes que não possuem mais óvulos próprios. Para exemplificar, temos o caso de mulheres que já menopausaram ou que possuem óvulos de qualidade insatisfatória por idade avançada.

Além disso também é uma técnica que pode ser utilizada por casais homoafetivos para realizarem o sonho de serem pais. Nesse tratamento, os óvulos são captados de uma paciente menor que 35 anos e que seja compatível com o casal que irá receber os óvulos para tratamento.

Casais homoafetivos dependem da doação de óvulos para realizarem o sonho de serem pais.
Casais homoafetivos dependem da doação de óvulos para realizarem o sonho de serem pais.

Como é feito a doação de óvulos:

De acordo com a normatização do Conselho Federal de Medicina a doação precisa ser anônima (a doadora e receptora não podem se conhecer). Além disso, precisa ser voluntária. A doação também pode ser compartilhada. Nesse tipo de tratamento a paciente doa metade dos seus óvulos para casal compatível desde que a doadora não possua patologias ovarianas.

Critérios para a doação:

Além disso, a doadora passa por uma avaliação médica e realiza exames para afastar infecções sexualmente transmissíveis e alterações genéticas. Uma vez conseguindo a realização do pareamento doadora-receptora, a doadora passa então pelo estímulo hormonal ovariano para captação de óvulos e depois os óvulos maduros são então inseminados com o espermatozoide do parceiro da receptora (em caso de casais homoafetivos, o sêmen é de um dos parceiros).

Após fertilização in vitro, os embriões evoluem em laboratório até fase de blastocisto quando então são transferidos para a cavidade uterina da paciente receptora (em casais homoafetivos, o embrião é transferido para uma paciente de preferência familiar do casal que deseje fazer o tratamento de útero solidário para os pais em questão).

Menu
Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?