Gestantes e lactantes podem tomar vacina contra a Covid 19?

  1. Início
  2. Notícias
  3. Gestantes e lactantes podem tomar vacina contra a Covid 19?


Muitas pessoas me perguntam acerca da vacianação contra a Covid-19 em gestantes e lactantes. Não existe uma evidência científica concreta acerca do assunto. O que sabemos é que as vacinas que estão sendo disponibilizadas não são feitas com vírus vivo. Vale informar que as vacinas contra o tétano, influenza, dentre outras que não oferecem perigo à gestação, também não são produzidas dessa forma.
Porém é necessário estar alerta ao fato da comprovação existente acerca dos danos causados pelo coronavírus às gestantes. Uma vez infectada e sintomática, existe um risco de trabalho de parto prematuro, aumenta o índice de mortalidade materna e também amplia o risco de utilização de ventilação mecânica.
A Organização Mundial da Saúde – OMS já publicou recomendações sobre as vacinas oferecidas pela Pfizer-BioNTech e Moderna e não aconselha que grávidas sejam vacinadas. Porém, vale salientar que a ressalva se baseia exclusivamente na falta de dados e não em evidências de que tomar a injeção possa causar prejuízos à saúde da gestante e do bebê.
Segundo o Ministério da Saúde, a a segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nos grupos de gestantes, puérperas e lactantes no Brasil. Logo, é recomendável que mulheres pertencentes a um dos grupos prioritários, que se apresentem nestas condições, tome a decisão de se vacinar ou não, após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e o médico prescritor.

Entre em contato

Possui alguma dúvida sobre algum tratamento? Gostaria de agendar uma consulta com a Dra Sofia Andrade?

Menu
Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?