O Citrato de Clomifeno

  1. Início
  2. Artigos
  3. O Citrato de Clomifeno
O Citrato de Clomifeno é uma droga metabolizada pelo fígado e que, por apresentar uma estrutura molecular similar ao estrogênio, se liga aos seus receptores no sistema reprodutivo.

O Citrato de Clomifeno é uma droga metabolizada pelo fígado e que, por apresentar uma estrutura molecular similar ao estrogênio, se liga aos seus receptores no sistema reprodutivo. Desse modo, impede a ligação do próprio estrogênio e evita assim, o acontecimento do feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise-ovariano.

O hipotálamo por sua vez, interpreta tal situação como uma redução do nível de estrogênio circulante e aciona mecanismos compensatórios para aumentar a pulsatilidade da secreção do GnRH e assim, estimular a liberação das gonadotrofinas pituitárias (FSH e LH) que estimula, por sua vez, os folículos ovarianos e favorecem a ovulação. Em um tratamento bem sucedido, um ou mais folículos dominantes surgem e maturam. Normalmente, o pico de LH acontece 5 a 12 dias após a administração do último comprimido de Citrato de Clomifeno.

Para que é indicado?

Sua principal indicação é para pacientes com anovulação, como por exemplo quando causada pela obesidade ou pela Síndrome de Ovários Policísticos. O Citrato de Clomifeno não está indicado nos casos de anovulação por hipogonadismo hipogonadotrófico ou hipergonadotrófico. Doenças endócrinas tireoidianas ou Diabetes mellitus também merecem tratamento específico. Além disso, o uso isolado de Citrato de Clomifeno também não está indicado nos casos de infertilidade de causa desconhecida e tem pouca função em casos de infertilidade de causa tubária, masculina severa ou uterina.

Posologia padrão do Citrato de Clomifeno

O Citrato de Clomifeno é usado por via oral, por 5 dias, iniciando seu uso no 2º, 3º, 4º, ou 5º, dia do ciclo menstrual (espontâneo ou induzido por progestágenos). A dose recomendada depende do IMC da paciente e não existe protocolo padrão, porém, comumente, o tratamento inicia com 50mg/dia por 5 dias e caso não ocorra a ovulação com essa dose, no próximo mês a dose é aumentada para 100mg/dia, por 5 dias. Apesar de poucos efeitos colaterais, o uso do citrato de clomifeno não é recomendado por mais de 6 meses.

O Citrato de Clomifeno geralmente é bem tolerado. Efeitos colaterais mais frequentes são: turvação visual, sensibilidade à luz e náuseas e, comumente, os efeitos colaterais não duram após a suspensão da medicação.A ultrassonografia transvaginal seriada deve ser realizada para avaliar a quantidade e crescimento dos folículos, analisar o momento ideal para uso do HCG como indutor da ovulação, caso seja optado por seu uso, assim como para presumir a ovulação e aparecimento de corpo lúteo.

Clomid R, InduxR, Serofene R)

Referência:

The Practice Committee of the American Society for Reproductive Medicine. Use of clomiphene citrate in infertile women: a committee opinion. Fertility and Sterility. 2013. 100 (2): 341-348. Citrato de Clomifeno

Entre em contato

Possui alguma dúvida sobre algum tratamento? Gostaria de agendar uma consulta com a Dra Sofia Andrade?

Menu
Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?