Atualmente é cada vez mais comum, que mulheres e casais demorem mais tempo para terem filhos. Muitas vezes isso acontece devido a uma busca por estabilidade financeira, razões profissionais ou quem sabe o fato de ainda não terem encontrado alguém com que gostariam de dividir essa jornada.
Um fato que era muito preocupante, sobre ter filhos em idades mais avançadas, hoje podem não ser mais tanto um problema. Devo ressaltar que pode ser que não seja fácil, demande mais de uma tentativa de certo procedimento prescrito pelo seu médico, pois ainda existem dificuldades naturais e biológicas envolvidas.
Se pensarmos no caso das mulheres, por exemplo, elas não produzem novos óvulos durante a vida, e com avançar da idade, as chances de engravidar diminuem. Já com os homens isso é diferente, e a produção de gametas masculinos (espermatozoides) não cessa com o avançar da idade.
Impacto da idade na fertilidade feminina
A mulher normalmente está no auge de sua fertilidade, até seus 30 anos, sendo então dos 18 aos 30 a época mais propícia para ser mãe. Porém, não é isso que acontece hoje! Mulheres nessa fase de suas vidas, como os homens, também estão engajadas em seus estudos, carreiras, focando primeiramente nelas mesmas. Ela acaba pensando que ter filhos demanda mais tempo, muitas vezes tendo que deixar de lado eventos, saídas, sua vida pessoal. Com isso tudo acontecendo, elas optam por adiar o plano de serem mães, até encontrarem um melhor momento essa mudança de vida.
O problema, que é consenso entre os médicos, é que as taxas de gravidez diminuem de forma gradativa, sendo pior após os 35 anos. O passar do tempo, diminui a força e qualidade dos óvulos liberados em cada um dos ciclos ovulatórios da mulher. Portanto, as chances de gravidez espontânea ou até mesmo com auxílio do meu trabalho, ou de outro médico, vão diminuir. Outro ponto que devo comentar é que aumentam as chances da criança nascer com algum problema genético, como a Síndrome de Down.
Cada caso é um caso específico, nossos corpos são diferentes, mas as chances de uma mulher com mais de 43 anos engravidar sem algum procedimento de reprodução assistida é remota. Se caso for esse o problema que você esteja enfrentando, uma oportunidade, como exemplo, pode ser a ovodoação, que consiste na doação de óvulos por mulheres mais jovens, fertilizados ainda em laboratório com os espermatozoides do seu marido ou fruto de sêmen doado.
Veja agora as chances de gravidez por meio de fertilização in vitro quando utilizamos óvulos próprios, conforme a idade:
- Até 65% de chance em mulheres com até 35 anos que produzem embriões bons;
- Entre 20% e 30% até os 40 anos;
- Menos de 20% de chances quando estão acima dos 40 anos.
O sonho de ser mãe não deve fugir da sua cabeça, mas a orientação sobre todos os processos, cuidados, riscos, pré e pós dos procedimentos devem ser bem esclarecidos para a paciente que deseja engravidar com auxílio de alguma técnica de reprodução assistida. Acima dos 35 anos, as gestantes já começam a correr um pouco mais de risco, ainda mais se a paciente tiver alguma doença associada a idade (hipertensão, diabete, insuficiência vascular).
Você deve ter reparado que cada vez mais aparecem notícias de mulheres que conseguiram engravidar com idades consideradas mais avançadas e perigosas para a gestação de uma criança. A famosa atriz Claudia Raia chocou a todos quando anunciou sua gravidez aos 55 anos! Com os avanços da medicina, cada vez mais as mulheres buscam por uma boa qualidade e estilo de vida e o tratamento visando uma gestação se torna cada vez mais praticável.
Impacto da idade na fertilidade masculina
Acho que posso confirmar que seja de conhecimento geral, que homens possam gerar filhos mais tardiamente em sua vida. Se pensarmos novamente no mundo dos famosos, nosso querido Charles Chaplin teve um filho com 73 anos, sustentando a ideia que o homem “pode” ser fértil mesmo em idade avançada.
Mas não é tudo um mar de flores, por isso grifei o pode! Um estudo observou que a idade do homem também afeta a qualidade do seu sêmen e além disso, de um modo geral, os homens tendem a ligar menos para os cuidados com a saúde e tendem a exagerar mais no consumo de álcool, tabaco e drogas.
A baixa qualidade do esperma ou a qualidade do gameta masculino, em geral, conforme o avanço da idade, diminui em questões como quantidade (concentração), mobilidade (motilidade) e alterações na morfologia das células.
As questões de doenças relacionadas a idade também podem ser um problema para a vida fértil do homem. Doenças crônicas como diabetes, obesidade e o stress, além dos hábitos de vida que comentei acima, como alcoolismo e tabagismo, causam desordem nos estímulos hormonais e no equilíbrio do organismo, o que afeta de forma negativa também aos testículos.
Sendo assim, a idade é um fator importante para o sucesso das técnicas de reprodução assistida. Mesmo que a tendência atual de adiar o sonho de ter filhos seja comum, chame seu parceiro para uma conversa e conheçam todos os procedimentos possíveis relacionados a reprodução assistida. A criopreservação tem chamado a atenção de muitos casais no mundo corrido e em busca de realizações profissionais e estabilidade financeira que vivemos.
Se você ainda tem dúvidas, ou quer saber mais sobre reprodução assistida
Muitas mulheres sonham em ser mães, e muitas têm dificuldades em engravidar. Com o avanço da medicina e das técnicas de reprodução assistida que existem hoje, seu sonho pode estar a uma mensagem de distância de começar.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, se você quer dar o primeiro passo para o seu sonho, agende um horário para podermos conversar e iniciar mais uma incrível e bela jornada juntas!