Por mais que pouco comentada, a infertilidade masculina é um fator que tira a noite de sono de diversos homens e casais por todo o mundo. Ela pode ser provocada por diversos fatores diferentes e independentes, a infertilidade por causa masculina, entenda!
Não precisamos de ressaltar o quando ninguém fica feliz ou gosta de lidar com esse tipo de situação, sendo assim, uma das principais e mais importantes mediadas preventivas é primeiro conhecer sobre quais são sua prováveis causas.
Então, visando facilitar e chegar com a informação para vocês, veja abaixo alguns dos possíveis motivos que podem estar complicando e atrasando o sonho de ser pai, e poder viver esse momento mágico em sua vida.
Principais doenças que causam infertilidade masculina e o tratamento específico para cada uma delas
- Varicocele;
- Infecções;
- Azoospermia;
- Criptorquidia;
- Fatores hormonais;
- Outros fatores comuns.
Varicocele
A Varicocele está entre as doenças mais comuns quando pensamos e tratamos sobre a infertilidade masculina. Isso se deve pelo fato da Varicocele sempre que ocorrer uma dilatação e tortuosidade nas veias responsáveis pela drenagem dos testículos, ou seja, as veias que drenam o sangue da região dos testículos.
Isso pode parecer uma alteração boba, mas não é! Ela leva a um aumento da temperatura dos testículos, então, interfere diretamente na qualidade de produção dos espermatozoides. E nesse caso o melhor a se fazer é um procedimento e intervenção cirúrgica.
Infecções
Existem algumas infecções genitais, que podem ser tão perigosas e fortes que conseguem comprometer o sistema reprodutor do homem. As mais comuns e conhecidas são a clamídia e a gonorreia, com chance de atingir os órgãos do aparelho reprodutor masculino e também feminino.
Tais infecções, ainda mais quando não são propriamente tratadas, podem alterar a produção e também a qualidade dos espermatozoides. Elas também podem levar a processos obstrutivos no trato reprodutor masculino. E isso afeta não só a qualidade do espermatozoide, mas também pode dificultar o processo de fecundação.
Caso esses forem os sintomas, o tratamento pode variar para cada caso, então o recomendado é procurar um urologista ao ter qualquer sinal de alterações.
Azoospermia
Aqui já é um caso um pouco mais diferente. O paciente com azoospermia sofre com a ausência de espermatozoides no sêmen, uma situação que é inclusive fantasma para muitos homens, podendo ser verificada através de um espermograma.
Isso acontece pode diferentes fatos e motivos, mas podemos comentar que os mais comuns são devidos a problemas genéticos, endócrinos, estruturais, obstrutivos e o que não seria segredo, maus hábitos de vida.
O mais recomendado para esses casos é fazer tratamentos de fertilização in vitro (FIV) ou injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), que é quando os espermatozoides são retirados dos testículos por meio de uma cirurgia.
Criptorquidia
Essa doença conta com uma particularidade, diferente das outras, é uma doença congênita, portanto, ele existe desde o nascimento do paciente.
A criptorquidia, uma doença onde ocorre a descida de forma incompleta dos testículos ao escroto, normalmente fazendo com que eles permaneçam no canal inguinal ou na região do abdômen. O tratamento mais indicado é uma cirurgia que pode e melhor se for feita ainda na infância.
Devemos, infelizmente ressaltar, que alguns homens podem sofrer com uma concentração menor dos espermatozoides ou até com ausência deles no sêmen, mesmo se tiverem feito a cirurgia. Isso ocorre por existir uma associação genética entre a criptorquidia e a infertilidade.
Fatores hormonais
Muito comum de se ver são casos de infertilidade masculina devido a alteração na produção de hormônios importantes para qualidade e produção dos espermatozoides.
Sendo assim, é importante que seja feita uma adequada avaliação sobre a gravidade da alteração de qualidade e produção pelo paciente. E então, pode passar o melhor tratamento.
Outros fatores comuns
Mesmo que não podemos considerar como uma doença, algo que está muito entrelaçado com a fertilidade, são os hábitos de vida que temos. Podem ser alguns costumes, e coisas que já estamos acostumados a fazer, que podem atrapalhar a produção e a qualidade dos espermatozoides.
Se pensarmos em alguns hábitos que já sabemos que não são saudáveis e que mesmo assim são comuns em nosso dia a dia, veremos que as pessoas, fazem consumo de tabaco, álcool, drogas ilícitas e lícitas, anabolizantes, obesidade, e no meio disso tudo o estresse.
Investir em você e em um estilo de vida e hábitos mais saudáveis, vão diminuir consideravelmente as chances de ter de lidar com infertilidade masculina.
Ainda restam dúvidas sobre o assunto…
Se você quer e sonha em ser pai, e acha que está tendo problemas com infertilidade, entre em contato, agende um horário e vamos esclarecer suas dúvidas!
Vale lembrar que como dito acima, às vezes uma boa oportunidade para homens pode ser pelo meio de um procedimento de reprodução assistida, o famoso e querido FIV (fertilização in vitro). Não deixe mais o tempo passar e ver seu sonho passar junto!