Doação de Óvulos

  1. Início
  2. Tratamentos
  3. Doação de Óvulos

Um assunto muito importante quando falamos sobre reprodução assistida é sobre como funciona a doação de óvulos no Brasil. Quando pensamos sobre esse assunto, tanto para doação de óvulos quanto para doação de embriões, existem dois caminhos possíveis para seguir, um deles o altruísmo e o outro a esperança de ser mãe ou pai.

Muitas pessoas querem ajudar outras, sendo doadoras de embriões ou óvulos, e também existem pessoas que precisam dessa doação para realizar o sonho da maternidade ou paternidade.

Esse processo, muitas vezes, mesmo que exista esse desejo de ambos os lados (quem deseja doar e quem necessita dessa doação), a falta de informações a respeito do procedimento e do que é necessário, faz com que a procura seja menor do que podia e deveria.

Sendo assim, nesse artigo, você verá uma explicação de fácil entendimento sobre o procedimento de doação de óvulos e embriões no Brasil. Vamos incluir as vigentes normas que temos no país sobre quem pode doar ou receber a doação. Acompanhe a seguir e tire suas dúvidas.

Como funciona a doação de óvulos e embriões no Brasil

Acho que o mais importante e o ponto principal para começarmos a falar sobre o assunto, é comentar que desde maio de 2021, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu que as mulheres entre 18 e 37 anos, com boa saúde e nenhuma alteração genética, esta apta para doar seus óvulos para outra mulher.

Porém, algo que podemos ver muito em filmes, a doação de óvulos no Brasil só pode ser feita de forma voluntária e sem fins lucrativos. Portanto, no nosso país não é autorizado a venda de óvulos.

Antes dessa alteração, somente mulheres que já estavam em processo de congelamento de óvulos para tratamento de fertilização in vitro (FIV) que estavam autorizadas a fazer as doações de uma parte de seus óvulos, dos mesmo que foram obtidos durante o procedimento.

Então agora, no Brasil, existem três tipos de doação: a doação de óvulos compartilhada, a voluntária e também a doação para parentesco de até 4º grau.

Quando o procedimento é a partir de doação de óvulos compartilhada, a paciente tem o poder de decisão pela doação dos óvulos, quando isso é feito, normalmente elas tem desconto no valor para realizar o seu próprio tratamento de FIV (fertilização in vitro). Com isso, o pensamento, é beneficiar tanto quem doa, mas também quanto quem recebe, estimulando o aumento dos estoques nos bacons de óvulos existentes!

Se pensarmos em uma situação onde a doação de óvulos voluntária, os procedimentos precisaram estar de acordo com as normas e a legislação vigente no momento de início do processo. Vale ressaltar que não é permitido a doação de óvulos com intuito de arrecadação ou fins lucrativos.

O procedimento mais comum para as pessoas, são a doação entre os parentes de até 4º grau, e neste caso não pode incorrer consanguinidade.

Quem são as pessoas aptas para doar óvulos

Primeiramente a mulher que deseja doar seus óvulos aqui no Brasil, precisa se encaixar na norma regulamentadora, que diz e exige que a doadora tenha idade entre 18 e 37 anos, além de não poder ter nenhum antecedente de má formação genética na família, para não poder comprometer o procedimento que vai ser feito.

Se a mulher estiver apta e dentro dos padrões e normas, ela deve escolher uma clínica ou banco de óvulos que confia, e fazer sua doação.

Exames necessários para a doação de óvulos

Quando chegamos para parte de análise da paciente com exames, devemos fazer o pedido de uma avaliação física, psicológica além de outras verificações clínicas, assim checar se está tudo bem, e funcionando corretamente sem risco de doenças transmissíveis.

Os exames ginecológicos detalhados, são com intuito de ajudar a descartar presença de cistos, miomas, pólipos e outras possíveis alterações no aparelho reprodutor da doadora.

Muito importante é que também sejam feitos exames para validar a ausência de doenças transmissíveis como HIV1 e HIV2, hepatites B e C, sífilis, HTLV, Zika vírus, e como todos sofremos e sabemos, também se a paciente não está com Covid-19.

Outros exames como tipagem sanguínea e infecções também serão exigidos. E caso estiver tudo certo, ela poderá começar o seu procedimento de doação de óvulos.

Quem pode receber os óvulos

Atual e normalmente, o recebimento dos óvulos vindos de doação, são indicados para mulheres com mais 40 anos de idade, que já estão em menopausa, ou pacientes com problemas de infertilidade, como, por exemplo, falência ovariana, dentre outros quadros.

Existem também os casos sobre os casais homoafetivos masculinos, que também podem querer receber óvulos de uma doadora. Porém, a diferença nesse caso, é claro, que esses óvulos que seriam recebidos, devem ser fecundados e gerados no útero de outra mulher. Damos o nome de útero de substituição ou barriga solidária.

Ambos os lados devem passar por um procedimento de preparação do útero, tanto a doadora quanto quem vai receber os óvulos passam por média de duas semanas de estimulação dos ovários.

Ainda restaram dúvidas?

Se ainda restam dúvidas sobre como funciona esse procedimento, se você deseja ajudar outras mulheres a alcançarem o sonho da maternidade, marque um horário e vamos conversar!

Caso você tenha problemas com fertilidade, e acha que a doação de óvulos pode resolver seu problema, vamos conversar e fazer os exames e procedimentos necessários para entender qual o melhor procedimento indicado para você!

Entre em contato

Possui alguma dúvida sobre algum tratamento? Gostaria de agendar uma consulta com a Dra Sofia Andrade?

WP Tumblr Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?