“Mamãe Leoa”: fertilização in vitro e a filha de Amanda Nunes, do UFC

  1. Início
  2. Notícias
  3. “Mamãe Leoa”: fertilização in vitro e a filha de Amanda Nunes, do UFC
Conheça a fertilização in vitro, método de reprodução utilizado pela Campeã do UFC, Amanda Nunes, para ser mãe pela primeira vez.

O ano de 2019 começou com rumores de que a maior estrela do UFC feminino, a baiana Amanda Nunes, iria se aposentar. Mas tudo mudou por causa de uma garotinha. Em março de 2020, a “Leoa”, como Amanda Nunes é conhecida, anunciou que a companheira, e também lutadora, a americana Nina Asaroff, estava grávida da primeira filha do casal, Raegan Ann Nunes. “Eu quero que pelo menos minha filha me veja lutando”, disse a Leoa, ao canal Combate. Amanda, 31 anos, e Reagan, 34, optaram pelo método da fertilização in vitro para realizar a maior conquista da vida delas – serem mães.

Embalada pela felicidade da gravidez e pela expectativa da chegada da primeira filha, em julho de 2020, a “Mamãe Leoa” fez história. No UFC 250, em Las Vegas, Amanda venceu a canadense Felícia Spencer e se tornou, consequentemente, a primeira lutadora da história do evento a defender dois cinturões tendo posse de ambos – nas categorias peso-galo e peso-pena.

Outras famosas

Assim como Amanda Nunes, várias outras famosas brasileiras passaram pela fertilização in vitro para realizar o sonho de serem mães. São os casos, por exemplo, da cantora Ivete Sangalo; das atrizes Karina Bacchi, Flávia Monteiro, Carolina Ferraz, Monique Evan, Mari Alexandre, Kika Kalache e Bianca Rinaldi; além das apresentadoras Fátima Bernardes, Ana Hickmann, Luciana Gimenez e Mariana Kupfer.  

Mas, o que é fertilização in vitro? Quais as chances de engravidar por esse método? Quais os cuidados necessários e para quem o tratamento é indicado? Como ele funciona? Por que a FIV é tão popular no mundo?

O método de Amanda Nunes: Fertilização In Vitro

A reprodução assistida é indicada para casais heterossexuais onde há problemas de infertilidade em um ou dois dos parceiros, casais homoafetivos formados por homens ou mulheres, além das chamadas produções independentes, ou seja, em que a mulher resolve engravidar sozinha.

A fertilização in vitro (FIV) é o método de reprodução assistida em que as células dos ovários são fecundadas pelo espermatozoide fora do corpo, no tubo de ensaio, ou seja, in vitro (vidro, em latim). Posteriormente, o embrião é colocado no útero da mulher. Outra opção é a inseminação artificial, que, por outro lado, consiste na injeção de espermatozoides no útero da mulher para fecundar o óvulo e gerar o feto.

Fertilização in Vitro x Inseminação Artificial

A probabilidade de sucesso é maior na fertilização in vitro, já que o embrião é colocado pronto no útero. De acordo com estudos, quando mulheres na faixa dos 35 a 40 anos (faixa etária que mais procura o tratamento) realizam a FIV, a chance da primeira tentativa dar certo é de 30 a 45%. Já na inseminação artificial, no mesmo grupo, a chance da primeira tentativa dar certo é de cerca de 15 a 20%.

Popularmente conhecido como “Bebê de Proveta”, a fertilização in vitro é o meio de reprodução assistida mais realizado no mundo. Para esclarecer: a escolha do melhor método é realizada na consulta com um médico especialista em reprodução. O mais importante: só esse acompanhamento é capaz de decidir, portanto, a opção ideal em cada caso.

A fertilização in vitro é o meio de reprodução assistida mais popular no mundo.

Indicações da Fertilização in Vitro

Método adotado pela lutadora Amanda Nunes, a fertilização in vitro é indicada geralmente nos seguintes casos: mulheres com 35 anos ou mais, alterações no espermograma (exame que avalia a capacidade reprodutiva do homem), obstrução da trompa, laqueadura, vasectomia, fatores genéticos causadores da infertilidade, casos de abortos de repetição, ou tratamento para evitar doenças hereditárias.

Antes da adoção da fertilização in vitro, é feito estudo da fertilidade do casal, através de exames e análise do histórico da família, incluindo exames hormonais, além de análises morfológicas e genéticas, do homem e da mulher.

Congelamento de Óvulos

A atriz Karina Bacchi aderiu à fertilização in vitro por causa de uma doença. “Descobri que tinha hidrossalpinge, que é, grosso modo, acúmulo de líquido nas trompas. Tive que retirá-las e isso impossibilitou que eu tivesse filhos de forma natural”, disse em entrevista ao Universa.

Karina deu à luz aos 41 anos. Aos 35, entretanto, ela já tinha congelado os óvulos e reservado sêmen num banco americano. “Imaginei que seria mais difícil ser mãe naquela idade e decidi me prevenir”

A atriz Kika Kalache teve o filho aos 42 anos de idade, pela fertilização in vitro: "não me arrependo".
A atriz Kika Kalache teve o filho aos 42 anos de idade, pela fertilização in vitro: “não me arrependo”.

Idade foi um problema para Amanda Nunes?

A idade é o fator isolado que mais impacta na capacidade de uma mulher engravidar. A diminuição da fertilidade feminina começa aos 30 anos. Essa redução se intensifica a partir dos 35, com outra considerável piora aos 40 anos. Isso acontece pela redução da quantidade e qualidade dos óvulos. É um processo orgânico natural que, consequentemente, resulta na extinção dos óvulos e o começo da menopausa.

Então, o período mais indicado para a fertilização in vitro é até os 35 anos de idade. Isso não quer dizer, porém, que mulheres com idade superior estejam alijadas do processo. Com o avanço da medicina e a evolução dos tratamentos, é possível ter uma gravidez saudável até depois dos 40 anos, por exemplo.

Mãe aos 42 anos de idade

Foi o caso, por exemplo, da atriz Kika Kalache, estrela de algumas novelas da TV Globo. Em 2012, quando teve o filho Joaquim, ela tinha 42 anos. “Depois de várias tentativas, deu certo. Não foi fácil, mas não me arrependo de nada. Ele nasceu supersaudável. Acho que tive na hora certa”, disse Kika, em entrevista ao portal Gshow.

Outra celebridade que também teve filho depois dos 40 anos foi a atriz Flávia Monteiro, aos 42 anos de idade. As atrizes Mari Alexandre e Monique Evans tiveram filho aos 35 anos.

Método utilizado por Amanda Nunes, a fertilização in vitro (vidro, em latim) é realizada em cinco passos.
Método utilizado por Amanda Nunes, a fertilização in vitro (vidro, em latim) é realizada em cinco passos.

Passo a passo da Fertilização in Vitro

O primeiro dos cinco passos na fertilização in vitro é prescrever para a mãe medicações para a fertilidade. Elas controlam o amadurecimento do óvulo e, consequentemente, aumentam a chance de coleta de múltiplos óvulos nos ciclos femininos, um processo chamado de estímulo ovariano. Enquanto isso, o desenvolvimento do óvulo é monitorado por ultrassom.

A imagem do ultrassom também é utilizada, posteriormente, no segundo passo. É ela que guia o pequeno procedimento cirúrgico para obtenção dos óvulos, através de uma agulha coletora, introduzida pelo canal vaginal. A mulher recebe uma sedação e o procedimento dura entre 20 a 30 minutos.

O terceiro passo acontece no mesmo dia da obtenção do óvulo. No caso de casais heterossexuais, o parceiro deverá produzir uma amostra de sêmen para o laboratório. Ele deve estar sem ejacular de dois a cinco dias. Outra alternativa para obtenção de espermatozoides são os bancos de sêmen. Falaremos mais sobre eles abaixo.

Inseminação na Fertilização in Vitro

O quarto passo, ou seja, a inseminação, acontece em laboratório. Lá, o espermatozoide é inserido no óvulo para que ocorra a fertilização. Depois disso, os óvulos são monitorados para que se confirme a fertilização e a formação do embrião já no dia seguinte ao procedimento. Posteriormente, é iniciada a divisão celular. Se isso ocorrer, os embriões vão se desenvolvendo por cerca de 5 dias, ou seja, até a fase de desenvolvimento chamada blastocisto. Nesta etapa, portanto, ele já está pronto para ser transferido para o útero.

No quinto passo, os embriões são colocados no útero da mulher. Duas semanas depois, ultrassom e testes sanguíneos serão analisados para confirmar a gravidez.

No Brasil, embriões excedentes devem ficar congelados por até três anos.

Para onde vão os embriões excedentes da Fertilização in Vitro?

Após todo o processo da fertilização in vitro, caso haja embriões excedentes, os casais devem decidir se vão congelá-los (criopreservação) para uso num possível futuro ciclo de fertilização in vitro.

A destinação desses embriões excedentes é um dos principais dilemas da reprodução assistida. Além da criopreservação, outro fim comum para os embriões excedentes é a doação para pesquisas científicas com células-tronco embrionárias, com o consentimento dos pais.

A resolução 1.957 do Conselho Federal de Medicina (CFM), de 2010, determinava a proibição da destruição dos embriões criopreservados. Eles deveriam ser mantidos congelados por tempo indeterminado.

Em 2013, porém, em nova resolução, portanto, o CFM definiu que os embriões poderiam ser descartados após cinco anos do congelamento, se os pais não optassem por um novo ciclo de fertilização. Depois disso, em 2017, o prazo mudou mais uma vez, agora, para três anos.

Esposa de Amanda Nunes, Nina Asaroff exibe a barriguinha saliente nos primeiros meses de gravidez.
Esposa de Amanda Nunes, Nina Asaroff exibe a barriguinha saliente nos primeiros meses de gravidez.

Amanda Nunes recorreu a um bancos de sêmen?

Em casais de mulheres, a fertilização in vitro pode ser feita de duas maneiras. Uma delas poderá ter o óvulo fecundado pelo espermatozoide doado e ela mesma engravidar. Na outra, o óvulo fecundado de uma pode ser colocado no útero da outra parceira que vai engravidar. É, portanto, uma forma das duas se sentirem integradas ao processo. Amanda Nunes e Nina, que está grávida, não revelaram a forma escolhida.

Certamente elas tiveram que recorrer a um banco de sêmen. É a opção também para casais héteros em que o homem não é fértil, casais masculinos em que ambos são inférteis e produções independentes. No Brasil, o material pode vir dos bancos nacionais ou do exterior.

No caso de doadores brasileiros, a mãe pode escolher entre sete características físicas ou emocionais do doador. Nos bancos de fora, as opções são cinco vezes maiores – é possível optar entre 35 características, como cor dos olhos, pele, cabelo, temperamento, entre outras.

Isso ajuda a entender o boom da importação de sêmen no Brasil, que cresceu 2.500% entre 2011 e 2017, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fotos do doador

Em primeiro lugar, as mulheres solteiras foram as que mais solicitaram amostras. Em segundo lugar, vêm os casais heterossexuais, seguidos dos casais homoafetivos femininos, como Amanda e Nina. Estes representaram 22% das importações em 2017.

Em alguns países, é possível ter acesso a fotos do doador quando criança. Foi o que fez a atriz Karina Bacchi. “O doador com quem mais me identifiquei foi o que tinha mais traços similares aos da minha personalidade. Também tive acesso às fotos da infância dele. O que me chamou mais atenção nelas foi a alegria de criança; ele tinha um brilho, um sorriso alegre. Eu queria algo além dos traços físicos”, contou Karina ao blog Universa, do Uol.

Diálogo: Amanda Nunes e Nina Asaroff adiaram a gravidez por causa da carreira de Nina.

Quem doou o sêmem para a esposa de Amanda Nunes?

No Brasil, não é permitido que seja revelada a identidade do doador do sêmen para a mãe ou para a criança. No exterior, por outro lado, há a opção da revelação quando a pessoa atingir a maioridade, mas isso precisa ser definido previamente em contrato pela mãe.

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) recomenda que os pacientes tenham muito cuidado na escolha de bancos de sêmen e, acima de tudo, utilizem sempre um aconselhamento profissional para tomar a decisão. É preciso estar atento ao histórico pessoal e familiar dos doadores, comprovações de exames e das condições de transporte e armazenamento das amostras de espermatozoides, por exemplo.

Casais de homens

Pela legislação brasileira, na fertilização in vitro que vai gerar filhos para casais masculinos, a mulher que vai ceder o útero deve ter parentesco de até quarto grau com um dos pais. Ou seja, a barriga solidária pode ser, consequentemente, mãe, irmã, avô, tia, prima ou sobrinha de um deles, respeitando o limite de 50 anos de idade.

Amigas podem até ser receptoras, mas é preciso uma aprovação especial do Conselho Federal de Medicina (CFM), garantido, portanto, que não haja interesses escusos, como pagamento pela gestação, que é proibido por lei. O óvulo é obtido de uma doadora anônima.

O casal deve decidir qual dos dois ou se ambos serão doadores de espermatozoides para a fecundação.

Assim como Amanda Nunes, a apresentadora Fátima Bernardes também teve seus filhos pela FIV.
Assim como Amanda Nunes, a apresentadora Fátima Bernardes também teve seus filhos pela FIV.

Amanda Nunes e o apoio psicológico

Independentemente do meio de reprodução assistida, o mais importante é que o filho seja fruto de uma decisão unânime do casal. Um filho nunca deve ser encarado, portanto, como tábua de salvação para uma relação desgastada.

O diálogo, acima de tudo, é essencial para o sucesso do procedimento e a falta dele faz com que 25% dos casais abandonem os tratamentos, segundo pesquisas.

Amanda Nunes e Nina Ansaroff, por exemplo, adiaram algumas vezes a gravidez para que ela não influenciasse a evolução profissional de Nina. Ela vinha colhendo bons resultados no octógono – uma sequência de vitórias contra Angela Hill, Randa Markos e Cláudia Gadelha. A série foi interrompida por uma derrota para Tatiana Suarez, no UFC 238. O revés afastou da mulher de Amanda a oportunidade de uma disputa pelo cinturão. Depois disso, elas resolveram iniciar a gestação.

Especialistas são unânimes em afirmar que os problemas pessoais devem ser resolvidos antes da entrada no consultório. É indispensável ainda, acima de tudo, a compreensão dos parceiros, já que a mulher tem alterações de humor e sensibilidade, pois a medicação necessária para a fertilização in vitro afeta diretamente seus hormônios.

Para mulheres que optem pela produção independente, o apoio de um profissional de psicologia, bem como amparo de amigos e familiares, é indispensável.

Entre em contato

Possui alguma dúvida sobre algum tratamento?
Gostaria de agendar uma consulta com a Dra Sofia Andrade?

WP Tumblr Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?